Copel testa caminhão elétrico para transporte de materiais

Novo projeto de lei de eólicas offshore será apresentado no Senado
28 de julho de 2020
Mostrar tudo

Copel testa caminhão elétrico para transporte de materiais

Companhia já possui dois veículos elétricos usados em atividades cotidianas e tem planos para expandir a frota

A Copel vai testar nesta semana a utilização de um caminhão elétrico para transporte de materiais entre Curitiba e municípios da Região Metropolitana, do Litoral e dos Campos Gerais do Paraná. O veículo é da chinesa JAC Motors, tem um peso bruto total de 7,5 toneladas e é o único deste porte disponível no mercado brasileiro.

O caminhão tem autonomia para até 200 quilômetros de rodagem. O fabricante estima que o custo total por quilômetro rodado seja 4 a 5 vezes menor, na comparação com a alimentação a óleo diesel.

O desenvolvimento da mobilidade elétrica é uma das frentes de inovação em que a Copel tem atuado nos últimos anos. Em 2019, a empresa concluiu a instalação de postos de recargas que formam a maior eletrovia do Brasil, com 730 km de extensão, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu. O projeto, executado em parceria com a Itaipu Binacional, instalou 12 eletropostos ao longo da BR-277, nos municípios de Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.

A empresa possui, atualmente, dois veículos elétricos em atividades cotidianas, e tem planos para expandir a participação na frota. “A Copel tem sido protagonista nas pesquisas sobre o gerenciamento da rede elétrica para abastecimento veicular, e temos interesse em testar todo tipo de veículo que utilize fontes limpas e renováveis, como a eletricidade”, afirma o gerente de Projetos Especiais da Copel Distribuição, Edison Ribeiro.

Fonte: Enegia Hoje

Escrito por: Thais Custodio

Link da Notícia: https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/copel-testa-caminhao-eletrico-para-transporte-de-materiais/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *