As empresas participantes do mercado livre de energia obtiveram uma economia total de R$ 70 bilhões, em relação ao ambiente regulado, entre 2003 e 2016, de acordo com projeção informada na pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).
A entidade informou ter enviado cartas aos presidentes de confederações da indústria do país para solicitar apoio explícito dessas organizações ao processo de reforma do setor elétrico, que tende a aumentar a abertura do mercado livre. "É essencial que as medidas interligadas para o destravamento do mercado e modernização do setor elétrico não sejam segregadas", diz o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, em nota."A análise e adequações a ser realizadas devem ser feitas de forma conjunta e com o estabelecimento de datas concatenadas para a implementação das medidas."
De acordo com a Abraceel, são pontos centrais das propostas o foco nos incentivos à eficiência nas decisões empresariais de agentes individuais como vetor de modicidade tarifária, a segurança de suprimento e a sustentabilidade socioambiental.
A entidade destaca ainda como elementos relevantes a sinalização econômica como mecanismo de alinhamento entre interesses individuais e sistêmicos e a alocação adequada de riscos para permitir sua gestão individual.
Fonte : Valor Econômico
Escrito por : Rodrigo Polito
Link da Notícia :
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2017/10/05/energia-empresas-do-mercado-livre-economizam-r-70-bilhoes-em-13-anos.ghtml