Projeto Eletroposto Celesc propõe um novo modelo de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.
O projeto Eletroposto Celesc propõe um novo modelo de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos. A solução desenvolvida pela Fundação CERTI integra estações de recarga de veículos, sistemas de armazenamento de energia e uma plataforma de gerenciamento de eletropostos para aplicações no conceito de cidades inteligentes.
O projeto Eletroposto Celesc é uma iniciativa da Celesc Distribuição S.A., dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL, para estudar o carregamento de veículos elétricos, seus impactos na rede de distribuição e a forma de inserção dos eletropostos no mercado nacional. A operação-piloto, desenvolvida pela Fundação CERTI, irá contar com Eletropostos prontos para utilização dos usuários de veículos elétricos de forma simples e interativa.
Além da contribuição do projeto para o meio científico nacional, a implantação dos eletropostos é um incentivo à inserção de veículos elétricos na frota brasileira, estimulando a modernização e a sustentabilidade na indústria automobilística e o aumento da eficiência dos meios de transporte.
FONTES RENOVÁVEIS
Em países como o Brasil, com grande potencial de geração de energia a partir de fontes renováveis, o uso de veículos elétricos torna-se ainda mais sustentável.
ARMAZENAMENTO
Baterias armazenam a eletricidade quando não há consumo e, quando necessário, podem fornecer energia para a rede de distribuição.
A energia utilizada pelos veículos é gerada em usinas e segue pela rede de distribuição até as estações de carregamento.
Equipamentos inteligentes conectam o veículo à rede elétrica e coordenam o carregamento, contabilizando energia consumida e transmitindo dados e informações ao usuário.
Veículos elétricos são similares aos veículos comuns, à combustível, mas que se movem com energia elétrica, sendo mais eficientes e amigáveis ao meio ambiente.
Fonte: CELESC