Carga do SIN apresenta variação positiva de 2,5% em novembro

Aberta consulta pública sobre regulamentação de limites de carga para contratação de energia elétric
14 de dezembro de 2018
Associações de consumidores elogiam CP que reduz limites do ACL
14 de dezembro de 2018
Mostrar tudo

Carga do SIN apresenta variação positiva de 2,5% em novembro

A carga nacional de energia elétrica atingiu 67.664 MW médios em novembro, o que representa uma variação positiva de 2,5% em relação ao valor verificado no mesmo mês do ano anterior.

A carga nacional de energia elétrica atingiu 67.664 MW médios em novembro, o que representa uma variação positiva de 2,5% em relação ao valor verificado no mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de outubro/18, verificou-se uma variação positiva de 0,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentou uma variação positiva de 1,5% em relação ao mesmo período anterior.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), em novembro, o comportamento da carga de energia foi afetado positivamente pela temperatura, superiores às verificadas no mesmo mês do ano anterior, principalmente nos subsistemas Norte e Sul.

Contudo, o lento processo de recuperação econômica afetou negativamente o desempenho da carga. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,8% no 3º trimestre de 2018, na comparação com os três meses anteriores. Embora a economia tenha mostrado aceleração entre os meses de julho e setembro, a melhora se deve principalmente a fraca base de comparação com o trimestre anterior – cujo resultado foi fortemente afetado pela greve dos caminhoneiros no final de maio.

A taxa de crescimento de 1,9% na carga ajustada indica que os fatores fortuitos, não econômicos, contribuíram negativamente com 0,6% para a taxa de variação da carga do SIN em novembro/18. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 13 de dezembro.

 

Fonte: Canal Energia – 13/12/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *