Clima quente puxa consumo nacional de energia em 6,6% em janeiro

O modelo do setor elétrico
21 de fevereiro de 2019
Empresas que usam energia renovável podem ter redução de impostos no ES
21 de fevereiro de 2019
Mostrar tudo

Clima quente puxa consumo nacional de energia em 6,6% em janeiro

População intensifica o uso de refrigeradores de ambiente, consequentemente contribuindo para também aumentar o consumo de energia elétrica do país

O consumo nacional de energia elétrica em janeiro alcançou 73.090 MW médios, o que representa um aumento de 6,6% na comparação com igual período de 2017, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em boletim divulgado nesta terça-feira, 19 de fevereiro.

 

A explicação está na ocorrência de temperaturas “extremamente elevadas, principalmente nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste”. Com as temperaturas mais elevadas, a população intensifica o uso de refrigeradores de ambiente, consequentemente contribuindo para também aumentar o consumo de energia elétrica.

 

“A taxa de crescimento de 4,4% na carga ajustada corrobora com essa afirmação, indicando que os fatores fortuitos, não econômicos, contribuíram positivamente com 2,0% para a taxa de variação da carga do SIN em janeiro/18”, escreveu o órgão.

 

Na comparação com dezembro de 2018, a carga de janeiro apresentou uma variação positiva de 7,8%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentou uma variação positiva de 2% em relação ao mesmo período anterior.

 

Ainda segundo ONS, a carga avançou positivamente no Sudeste (7,8%), no Sul (8,8%), no Nordeste (2,8%), no Norte (0,6%), isso na comparação anual.

 

Fonte: Canal Energia – 19/02/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *