Potencial Hidrelétrico Brasileiro em cada Estágio por Estado (valores em MW)

Santa Catarina emplaca maior número de projetos hídricos no A-6
24 de outubro de 2019
Entenda o mercado e a CCEE
28 de outubro de 2019
Mostrar tudo

Potencial Hidrelétrico Brasileiro em cada Estágio por Estado (valores em MW)

Desenvolvemos o Sistema de Informações do Potencial Hidrelétrico Brasileiro (SIPOT) com o objetivo de armazenar e processar informações sobre estudos e projetos de usinas hidrelétricas.

O desenvolvimento dos estudos hidrelétricos, ou seja, o aprofundamento dos estudos em estágios de inventário, viabilidade e projeto básico, permite identificar as restrições econômicas, ambientais e técnicas existentes, que muitas vezes reduzem o potencial inicialmente estimado.​

O Brasil possuí 12% da água doce superficial da Terra, tornando-se o país com uma das maiores redes fluviais, contando com 12 bacias hidrográficas. Além de possuir a Usina Hidrelétrica de Itaipu, que é atualmente “a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta”.

No Brasil há diversas usinas hidrelétricas, porém as 5 que geram mais energia são, em ordem decrescente de capacidade: Usina Hidrelétrica de Itaipu (Paraná) , Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Pará), Usina Hidrelétrica São Luíz do Tapajós (Pará) e Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pará) e Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (Rondônia).

 

A usina hidrelétrica gera energia elétrica, a partir do potencial hidráulico de um rio, ou seja, vazão do rio (volume de água em um período de tempo). Uma usina é composta por reservatório, canal, duto, turbina, gerador, casa de força e linhas de transmissão. A água será encaminhada aos tubos que as levarão ás turbinas onde o movimento da água gera a energia mecânica em elétrica, levando-as ás linhas de transmissão de energia, essas águas após passarem por esse processo são devolvidas novamente ao meio ambiente da mesma forma em que elas encontravam-se antes de gerarem energia.

As hidrelétricas são responsáveis por produzirem cerca de 70% da energia disponível para consumo no Brasil, ou seja, é a principal geradora de energia no país, sendo que 40,5% do potencial hidrelétrico do país está localizado na Bacia Hidrográfica do Amazonas, porém é na Bacia do Rio Paraná em que há a maior produção de energia hidráulica, pela Itaipu Binacional. Essa bacia possuí rios que passam por grandes cidades como São Paulo, poluindo a água que chega até a Usina.

"Muito comum, principalmente da parte de leigos, ouvirmos afirmações como “O Brasil não tem mais usinas hidrelétricas para construir.  A ELETROBRÁS possui um sistema de dados que é público, apontando por Estado e por Bacia Hidrográfica as oportunidades de investimento em grandes, médias, pequenas e micro centrais. Conheça mais essa vantagem do Brasil no campo das energias renováveis  obtida diretamente no site da ELETROBRAS,  Depois retorne à ENERCONS para estudarmos juntos sua ideia, aqui. Veja na tabela acima qual a potência ainda disponível no seu Estado.  Quem sabe, sua propriedade está próxima ou possui algum aproveitamento interessante".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *