Benefícios da energia renovável chamam a atenção das empresas

CCEE registra 100% de adimplência na Liquidação do MCSD de Energia Existente de setembro
31 de outubro de 2019
Consumidor pode ter que pagar R$ 20,6 bi nas contas de luz em 2020 para bancar subsídio
31 de outubro de 2019
Mostrar tudo

Benefícios da energia renovável chamam a atenção das empresas

O uso da energia renovável deve crescer 43% até 2022, e uma das razões é o investimento das empresas na sua própria geração

O uso da energia renovável no mundo está em alta, com aumento de 5% em 2017 na comparação com 2016. Esse foi o resultado do relatório mais recente divulgado em julho deste ano pela Agência Internacional de Energia Renovável, que considerou os dados de 130 países, incluindo o Brasil. As fontes de energia solar e eólica foram as que mais contribuíram para esse desempenho, já que a utilização da primeira evoluiu 35%, e da segunda, 19%. Ambas respondem por 70% do crescimento das fontes renováveis apresentado desde 2013. Até 2022, o uso da energia renovável deve crescer 43%.

Um dos motivos que explicam essa ascensão é o investimento feito pelas empresas na sua própria infraestrutura de geração de energia, com os sistemas fotovoltaicos. A tecnologia que transforma os raios solares em energia elétrica ficou mais acessível nos últimos anos e permite ganhos importantes, como redução dos custos e contribuição com o meio ambiente. Os sistemas de microgeração e de minigeração, ou seja, usinas próprias de energia, constituem diferencial competitivo em um cenário de elevação dos preços cobrados no mercado de consumo de eletricidade.

Em 2023, de acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a estimativa é que haja, no País, 620 mil unidades consumidoras com sistemas fotovoltaicos, sendo 55 mil delas comerciais. O Brasil, em termos de condições naturais, reúne o cenário ideal para a evolução dessa matriz energética. Na comparação com a Alemanha, o país que mais gera energia solar per capita, as regiões brasileiras que menos recebem sol têm mais luz solar do que a média alemã. A WEG disponibiliza um aplicativo – o Payback Solar – em que pessoas físicas e jurídicas utilizam sua localização via GPS para estimar, com base na incidência solar, a geração do sistema fotovoltaico ideal para seu consumo. É possível até mesmo calcular o payback ou tempo de retorno do investimento e estabelecer contato diretamente com a rede de integradores homologada WEG para a instalação do sistema solar.

"Aos poucos as empresas vão se dar conta de que, com os cuidados adequados, a aquisição de energia renovável no mercado livre ou a sua auto-produção é uma solução muito mais barata e segura ao longo do tempo. Além claro, de render benefícios muito grandes ao meio ambiente e às políticas de responsabilidade social, promovendo a imagem e portanto as vendas e negócios daqueles que as utilizarem daqui para a frente".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *