Vinte e uma usinas e nova rede elétrica para abastecer a área metropolitana de Tóquio
TÓQUIO – A prefeitura de Fukushima, no nordeste do Japão, devastada durante o terremoto e desastre nuclear de 2011, está tentando se transformar em um centro de energia renovável, aprendeu Nikkei.
Está em andamento um plano para o desenvolvimento de 11 usinas de energia solar e 10 usinas eólicas no município, em fazendas que não podem mais ser cultivadas e em áreas montanhosas das quais continuam os fluxos de população.
Espera-se que o custo total seja de 300 bilhões de ienes, ou US $ 2,75 bilhões, até o ano fiscal que termina em março de 2024.
O Banco de Desenvolvimento do Japão, de propriedade do governo, e o banco privado Mizuho estão entre um grupo de financiadores que prepararam uma linha de crédito para suportar parte do custo da construção.
A geração de energia disponível é estimada em cerca de 600 megawatts, ou equivalente a dois terços de uma usina nuclear. A eletricidade produzida será enviada para a área metropolitana de Tóquio.
O plano também prevê a construção de uma ampla rede de 80 km dentro de Fukushima para conectar a energia gerada com a rede de transmissão de energia da Tokyo Electric Power Co . Espera-se que essa parte do projeto custe 29 bilhões de ienes.
Escrito por: SHIKO UEDA e SUGURU KURIMOTO, escritores nikkeis
Fonte: Asia Review
Link para a notícia: https://asia.nikkei.com/Business/Energy/Fukushima-to-be-reborn-as-2.7bn-wind-and-solar-power-hub