Hidrelétrica de conduto
Conheça sua hidrelétrica: hidrelétrica de conduto
14 de janeiro de 2020
Ceará planeja transformar onda do mar em energia a partir de 2020
14 de janeiro de 2020
Mostrar tudo

Registro Ambiental do Vento

 

Diferentemente das fontes convencionais, a energia eólica reduz significativamente as emissões de carbono, economiza bilhões de litros de água por ano e reduz a poluição que cria poluição e provoca ataques de asma. Os parques eólicos também deixam a esmagadora maioria das terras em que são construídos.

 

Emissões de Carbono

A energia eólica é uma fonte de energia de baixo carbono – quando uma turbina eólica gera eletricidade, produz zero emissões de carbono. O desenvolvimento de energia eólica limpa evita poluição significativa por dióxido de carbono (CO2).

 

 

  • Em 2018, a eletricidade gerada a partir de turbinas eólicas evitou uma estimativa de 200 milhões de toneladas de poluição de carbono. Essa redução é igual a aproximadamente 43 milhões de carros em emissões de CO2.

 

  • Um projeto eólico típico paga sua pegada de carbono em seis meses ou menos (abre em uma nova janela), fornecendo décadas de energia com emissão zero.

 

 

 

Dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio

O vento também ajuda a reduzir quantidades significativas de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx), poluentes do ar conhecidos por criar poluição atmosférica e desencadear ataques de asma. Reduzir esses poluentes ajuda a reduzir as taxas de asma e outros problemas respiratórios.

 

 

Essas reduções na poluição do ar criaram US $ 9,4 bilhões em economia em saúde pública apenas em 2018.

 

Conservação de Água

 

A energia eólica também economiza bilhões de litros de água todos os anos. Diferentemente das usinas termelétricas, as turbinas eólicas não precisam de água para produzir eletricidade ou resfriar equipamentos de geração de energia.

 

 

Usinas de energia convencionais mais antigas (carvão, gás natural, nuclear) usam quantidades substanciais de água para resfriar a usina. De fato, o setor de energia retira mais água do que qualquer outro setor nos EUA, incluindo a agricultura. Isso significa que quanto mais energia eólica o país usa, mais água pode ser conservada.

 

 

  • Em 2017, a geração de energia eólica reduziu o consumo de água nas usinas existentes em aproximadamente 95 bilhões de galões – o equivalente a 723 bilhões de garrafas de água.

 

Uso da terra e vida selvagem

Além de reduzir a poluição do ar e reduzir o uso da água, os parques eólicos têm pegadas pequenas, permitindo que os habitats naturais e as atividades econômicas humanas continuem abaixo deles. Isso significa que os agricultores são capazes de ganhar mais valor com suas terras e a vida selvagem pode florescer com pouca interrupção.

 

 

  • O parque eólico médio deixa 98% da terra inalterada (abre em uma nova janela), deixando-o livre para outros usos, como agricultura e pecuária.

 

 

  • Estudos mostram que o vento tem os menores impactos sobre a vida selvagem e seus habitats circundantes, de qualquer maneira em larga escala para gerar eletricidade. 

 

 

Fonte: AWEA

Link da notícia: https://www.awea.org/wind-101/benefits-of-wind/environmental-benefits

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *