Desde que definiu a meta de energia 100% renovável em 2018, a Visa passou a agir rapidamente em seu portfólio de instalações pelo mundo promovendo um composto sustentável de fontes de energia renovável como solar e eólica.
“Na Visa, vemos ao mesmo tempo uma responsabilidade e uma oportunidade de realizar mudanças na busca de um futuro sustentável e inclusivo”, comentou Al Kelly, CEO da Visa Inc. “Tenho orgulho dos investimentos que fizemos em nossa infraestrutura para alcançar este importante marco de energia renovável. Seguiremos priorizando o avanço do papel de nossos negócios e setor na transição para uma economia global mais limpa.”
Trabalhando com concessionárias de serviços públicos locais e fornecedores do mercado de eletricidade competitivo, a Visa empregou as alternativas de energia elétrica renovável disponíveis em cada mercado que mais bem se adequassem à abordagem para o país na busca de eletricidade renovável. A Visa realizou investimentos locais em energia elétrica renovável em mercados onde possui grandes instalações, incluindo quatro unidades nos Estados Unidos e Reino Unido, que representam 80% de seu uso global de eletricidade. Estiveram entre as ações específicas da Visa a participação em programas de energia elétrica renovável oferecidos pela Total Energy no Reino Unido, Xcel Energy no Colorado, Austin Energy no Texas e Peninsula Clean Energy na área da baía de São Francisco.
Com o compromisso de apoiar a transição mais ampla rumo à energia elétrica renovável, a Visa também adotou e seguiu as diretrizes da RE100, uma colaboração global de empresas influentes e comprometidas com a energia 100% renovável liderada pelo The Climate Group em parceria com a CDP; passou a integrar a Renewable Energy Buyers Alliance (REBA); e assinou os princípios de Renewable Energy Buyers (compradores de energia renovável).
Ao adquirir energia elétrica 100% renovável, a Visa mitiga as emissões de gases do efeito estufa a partir da eletricidade que consome (emissões de âmbito 2), reduzindo suas emissões operacionais a partir de suas instalações e centros de dados em quase 90% em relação ao parâmetro da empresa de 2014.
“Parabenizamos a Visa pelo importante anúncio de que a empresa atingiu sua meta de energia elétrica 100% renovável. Isso demonstra que as empresas podem adotar rapidamente a energia limpa”, declarou Amy Davidsen, diretora executiva do The Climate Group para a América do Norte. “Outro fato impressionante é que a Visa trabalhou com outras importantes partes interessadas para ampliar a capacidade de energia elétrica renovável nas áreas onde opera. Ações de liderança como essas ajudam a acelerar mudanças no mercado e reduzem as emissões de gases do efeito estufa.”
A Visa dará continuidade a seu compromisso de promover um futuro mais sustentável em suas operações e no ecossistema de comércio mais amplo. Em suas operações, unidades da Visa no mundo todo já implementaram medidas de eficiência energética para cumprir esse compromisso, inclusive um compromisso de projeto e operações, iluminação e climatização de edifícios com certificação LEED, e uma eficiente política de equipamentos eletrônicos a qual determina que pelo menos 90% de novos equipamentos eletrônicos em seus maiores escritórios de campus corporativo atendam aos padrões de certificação ENERGY STAR ou EPEAT.
“Com o crescente foco mundial nos desafios globais das mudanças climáticas, reconhecemos e compreendemos a necessidade de desempenhar um papel de liderança para ajudar a promover um futuro mais sustentável”, afirmou Douglas Sabo, vice-presidente e chefe de responsabilidade corporativa e sustentabilidade da Visa Inc. “Para a Visa, esta conquista demonstra como nos dedicamos a ser uma força para o bem e liderar o caminho rumo a práticas de negócios sustentáveis.”
Essa conquista é parte da estratégia mais ampla de sustentabilidade da Visa, que já obteve reconhecimento do mercado. A Visa integra o Índice Norte-Americano de Sustentabilidade Dow Jones desde 2017, compõe o Índice FTSE4Good e foi destacada como “Outperformer” no setor de software e serviços em 2018 pela Sustainalytics, importante fornecedora global independente de práticas ambientais, sociais e de governança (environmental, social and governance, ESG) e de pesquisa e classificações de governança corporativa para investidores.
Fonte: BusinessWire
Link da notícia: https://www.businesswire.com/news/home/20200116005720/pt/