Projeto da Câmara isenta micro e minigeração de energia elétrica
29 de janeiro de 2020
Santander estrutura 2,5 GW em projetos renováveis no ACL
29 de janeiro de 2020
Mostrar tudo

EPE publica Roadmap para eólicas offshore

 

A EPE publicou novo estudo sobre o potencial eólico offshore no Brasil, identificando potencial técnico de cerca de 700 GW em locais com profundidade até 50 m. A empresa de pesquisa ressalta que é importante aprofundar as análises utilizando dados meteoceanográficos e inserindo restrições nas áreas exploráveis como, por exemplo, áreas de proteção ambiental, rotas comerciais, rotas migratórias de aves, áreas de exploração de petróleo ou outras áreas com usos conflitantes.

 

 

Mesmo com as restrições apontadas, diz a EPE, o potencial energético é suficiente para que as usinas eólicas offshore possam se apresentar como opções futuras no atendimento do país.

 

 

Tecnologia

 

Os aerogeradores empregados nas eólicas offshore são consideravelmente maiores que os tradicionais usados no onshore. Exemplos de turbinas eólicas offshore com capacidades nominais de 10 MW, já anunciadas por seus fabricantes, são o modelo SG 10.0‐193 DD, da Siemens Gamesa, que tem sua produção planejada para o ano de 2022; e o modelo V164‐10.0 MW, da MHI Vestas Offshore Wind, com disponibilidade para instalação prevista para o ano de 2021. Já a GE, anunciou um modelo de 12 MW e 220 metros de rotor.

 

 

Histórico

 

O primeiro documento publicado pela EPE que contém essa temática foi o caderno de Recursos Energéticos, estudo que integra o Plano Nacional de Energia (PNE 2050) e que trouxe o mapeamento dos recursos energéticos disponíveis no país no horizonte de longo prazo e 1.780 GW para a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) . Nesse estudo consta o primeiro esforço institucional de  mapeamento do recurso eólico offshore ao longo do litoral brasileiro. 

 

 

Mais recentemente, a fonte eólica offshore também foi inserida no horizonte de médio prazo, tendo sido considerada pela primeira vez como fonte candidata à expansão nas análises conduzidas no âmbito do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2029).

 

 

Escrito por: Lívia Neves 

Fonte: Energia Hoje

Link da notícia:https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/epe-publica-roadmap-para-eolicas-offshore/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *