EPE publica Roadmap para eólicas offshore
29 de janeiro de 2020
ENERBIOS e Complexo Eólico Palmas II presentes no Show Rural da COOPAVEL
30 de janeiro de 2020
Mostrar tudo

Santander estrutura 2,5 GW em projetos renováveis no ACL

 

O Banco Santander está no momento estruturando cerca de 2,5 GW em projetos de energia renovável total ou parcialmente negociados no mercado livre. Desse total, 1,1 GW são de fonte eólica e o restante, solar e PCHs.

 

 

Segundo o responsável pela área de project finance em energia, Igor Fonseca, a maior parte dos projetos são mistos, com percentual entre 5% e 30% negociados em leilões do mercado regulado. De acordo com ele, o contrato no regulado garante ao projeto total não só facilidade para o financiamento de longo prazo, por ter como boa contraparte um pool de distribuidoras com prazo de compra de energia por 20 anos. “Um componente também importante é a garantia do ponto de conexão ao SIN, o que o projeto 100% livre nem sempre tem”, explica.

 

 

Os casos em estruturação pelo Santander tem PPAs mais longos do que o habitual no mercado livre, de 7, 10, 15 e até de 20 anos. Um exemplo foi a assessoria financeira prestada para o contrato no ano passado feito entre a Vale e a Casa dos Ventos, com prazo de 23 anos, para o parque eólico Folha Larga Sul (BA), de 151,2 MW, com entrada em operação prevista para o primeiro semestre.

 

 

Nessa fase inicial de projetos para o ACL, para estruturar fianças bancárias para captação em bancos de fomento (BNB) e/ou emissão de debêntures incentivadas, o Santander tem avaliado a qualidade de crédito da contraparte. Daí a preferência por projetos em grupos, principalmente industriais com alto consumo de energia, que consigam negociar PPAs vantajosos de longo prazo. “O risco de descontratação nesses casos é muito baixo”, diz Fonseca.

 

 

Outro ponto avaliado é identificar nas cláusulas contratuais dos PPAs se há penalidades para casos de resilição antecipada, para entender o que acontecerá se o comprador desistir no meio do contrato.

 

Escrito por: Marcelo Furtado

Fonte: Energia Hoje

Link da notícia: https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/santander-estrutura-25-gw-em-projetos-renovaveis-no-acl/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *