Parques eólicos viram prioridade nos projetos do Ministério de Minas e Energia
28 de abril de 2020
Navarra, o ecossistema perfeito para energia eólica
28 de abril de 2020
Mostrar tudo

Navarra: 70% da energia vem do Sol e do vento

Enquanto os líderes europeus tentam colocar a UE na vanguarda da luta contra o aquecimento global, na cimeira que se realiza neste momento em Bruxelas, e querem aumentar o uso de energias renováveis para 20 por cento, a região espanhola de Navarra vai buscar quase 70 por cento da sua electricidade ao sol e ao vento.


Uma reportagem publicada pela BBC online, sobre aquela pequena área montanhosa, situada no norte do país vizinho, assinala o pioneirismo navarro, em contraste com a performance continental, quase dez vezes menor, já que na Europa, as energias renováveis cobrem menos de 7 por cento das necessidades energéticas.


Navarra, sem recursos energéticos fósseis, decidiu colocar a sua geografia ao serviço das suas linhas eléctricas, no final dos anos 80. A capital Pamplona recebeu as primeiras centrais eólicas e os navarros habituaram-se às pás giratórias nos postais das montanhas.


Actualmente, são mais de 1100 os moinhos de vento instalados, bem diferentes daqueles que Cervantes colocou no caminho de Dom Quixote. Estes, que alimentam turbinas gigantescas, catapultaram a pequena região para a frente de países como a França e a Polónia, em termos de produção energética, a partir de energias renováveis.


O pioneirismo abriu novas oportunidades às empresas energéticas da região, como é o caso da Acciona Energia, que lidera o sector das «renováveis» a nível mundial, e desde Pamplona controla centrais desde Espanha até à Coreia do Sul.


China, Índia, Austrália e EUA são alguns dos gigantes onde a companhia pretende aumentar a sua presença. «Vamos investir muito em energias renováveis no mundo porque estamos convencidos que este será um sector muito relevante no futuro», disse o porta-voz da Acciona Energia, à BBC.


Um dos dados que ilustra a importância económica que representam as energias renováveis em Navarra é o número de postos de trabalho que criou na última década. Cerca de 4 mil pessoas dedicam-se desde o fabrico de painéis solares ao das turbinas das centrais eólicas.


O secretário regional da industrial, Jose Javier Armendariz, afirmou que o sector está a superar o da indústria automóvel, o mas importante da região, até agora.


Fonte: Iol

Escrito por:Portugal Diário

Link da Notícia: https://www.lux.iol.pt/ambiente/renovaveis/navarra-70-da-energia-vem-do-sol-e-do-vento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *