Eólicas do Nordeste vêm produção cair até 30% com impacto de chuvas sobre o vento
2 de junho de 2020
Uso de faixas de rodovias por concessionárias de energia elétrica e os Tribunais Superiores
2 de junho de 2020
Mostrar tudo

Carga no SIN deve recuar 5,4% em junho



A média semanal do CMO no Sudeste e Sul deve ficar em R$ 102,42/MWh e zerada nos demais submercados, projeta ONS


A carga mensal no SIN deverá cair 5,4% em junho na comparação com igual mês do ano passado, prevê o boletim semanal do Programa Mensal de Operação (PMO), do ONS, referente à semana operativa de 30 de maio a 05 de junho. O consumo de energia no Sudeste deverá ter um recuo de 7,5%, com 34.425 MW médios; no Sul, de 1,8%, com 10.561 MW médios; no Nordeste, de 2,4%, com 10.019 MW médios; e no Norte, de 4,3%, com 5.280 MW médios.


As variações negativas esperadas para junho em relação ao mesmo período de 2019 são explicadas, principalmente, pelas medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia do coronavírus, que impactam os mais variados setores da economia do país. O fato tem influenciado diretamente o comportamento da carga observado nos últimos meses e consequentemente as previsões para os meses de junho e julho, com expectativa otimista de que haja de uma suave retomada da carga no período.


Reservatórios

O valor esperado de volume dos reservatórios no dia 30 de junho é de 55% para o Sudeste; de 23,1% para o Sul; de 87,3% para o Nordeste; e de 85,2% para o Norte.


Em comparação com os valores estimados para a semana em curso, prevê-se que a próxima semana operativa será melhor que a anterior, com relação às afluências de todos os subsistemas – Sudeste e Nordeste com 77% da média histórica; Sul com 29% e Norte com 116%.


A média semanal do Custo Marginal da Operação (CMO) no Sudeste e Sul deve ficar em R$ 102,42/MWh e, nos demais submercados, o CMO fica zerado. Os principais fatores que influenciaram no aumento do CMO de dois dos subsistemas do SIN foram as atualizações da previsão de vazões e da Função de Custo Futuro.


Fonte ; Energia Hoje

Escrito por :Lívia Neves

Link da Notícia :https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/carga-no-sin-deve-recuar-54-em-junho/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *