Furnas coloca em operação protótipo de sistema eólico

Casa dos Ventos investirá R$ 6,5 bilhões em parques eólicos até 2023
9 de junho de 2020
Queda de preço deixa mais interessante a migração para o Ambiente de Livre Contratação de Energia
9 de junho de 2020
Mostrar tudo

Furnas coloca em operação protótipo de sistema eólico

Objetivo do P&D é estudar a durabilidade de sistemas eólicos


A equipe de especialistas do Centro Tecnológico de Engenharia Civil de Furnas, situado em Aparecida de Goiânia (GO), colocou em operação na última semana um sistema eólico piloto, denominado EOL40. É o protótipo de um sistema eólico, com aerogerador de 30 kW, tri-pás, com 7 metros de comprimento em cada pá, torre metálica em casca de aço e 40 metros de altura total. O sistema foi conectado à rede em 27/5.


O protótipo conta com várias instrumentações, medindo acelerações, deformações, inclinações e geração de energia, entre outros aspectos. A fundação que sustenta o aerogerador, feita em bloco de concreto sobre estacas do tipo expanded body, também está em avaliação. O sistema é mais um produto do projeto de P&D ANEEL “Metodologias e infraestrutura tecnológica para aperfeiçoamento das avaliações de confiabilidade e otimização de empreendimentos de energia”, iniciado em 2015.


Com um sistema assim, instrumentado, a aquisição e tratamento de sinais poderá subsidiar análises, seleções, desenvolvimentos, integrações e validações de modelos teóricos previsores, de domínio físico, matemático e computacional, que são o ponto de partida para a concepção de sistemas efetivamente confiáveis e otimizados. Além disso, este sistema possibilita investigações sobre desvios entre respostas obtidas a partir de teorias, pacotes computacionais, ensaios laboratoriais e instrumentações de campo, tendo ainda potencial para auxiliar nas adequadas especificações dos monitoramentos e controles.


“O EOL40 reforça a importância estratégica do Centro Tecnológico de Furnas para a competitividade empresarial, considerando ainda que o conhecimento técnico avançado é ingrediente básico dos tão perseguidos diferenciais e inovações, elementos cada vez mais requeridos para a sobrevivência corporativa em tempos de Sociedade Interconectada e Indústria 4.0”, diz o Gerente do Centro Tecnológico de Engenharia Civil de Furnas, Renato Cabral.


Laboratório de aerodinâmica

O laboratório de aerodinâmica aplicado, onde são desenvolvidos serviços e pesquisas, foi instalado no o Centro Tecnológico de Engenharia Civil de Furnas em 2018. O objetivo é analisar de forma integrada os sistemas eólicos e linhas de transmissão, conjugando as áreas teórica (com os modelos constituintes), laboratorial (com vários laboratórios especializados e destaque para o túnel de vento) e observacional (com um campo de protótipos instrumentados para validações dos estudos realizados).


Fonte : Energia Hoje

Escrito por : Lívia Neves

Link da Notícia : https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/furnas-coloca-em-operacao-prototipo-de-sistema-eolico/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *