As ações da CATL avançaram cerca de seis vezes em Shenzhen desde sua oferta pública inicial em 2018, dando à empresa um valor de mercado de cerca de US $ 47 bilhões.
A Tesla, de longe o fabricante de VE mais valioso, tem uma capitalização de mercado de cerca de US $ 160 bilhões
Um "ponto de gatilho" para carros elétricos ocorrerá assim que ultrapassarem os veículos movidos a gasolina por volta de 2030-2035, disse Zeng. Essa visão é mais ambiciosa do que a de pesquisadores como o BNEF, que espera que a mudança ocorra alguns anos depois.
Um "ponto de gatilho" para carros elétricos ocorrerá assim que ultrapassarem os veículos movidos a gasolina por volta de 2030-2035, disse Zeng. Essa visão é mais ambiciosa do que a de pesquisadores como o BNEF, que espera que a mudança ocorra alguns anos depois.
A CATL, que está adicionando uma instalação de produção na Alemanha, deve produzir mais de 70% das baterias exigidas pela BMW, um dos primeiros clientes, disse Zeng. A CATL também trabalha com a unidade Audi da Volkswagen e está cooperando com a Porsche, disse ele.
Zeng não descartou a construção de uma fábrica nos EUA, embora tenha dito que a empresa não tem planos específicos para o momento.
"Nossa equipe conseguiu conquistas ao competir com nossos rivais globais nos mercados estrangeiros", disse Zeng.
- Com assistência de John Liu, Chunying Zhang, Martin Ritchie e David Stringer
Fonte: Bloomberg News
Link da Notícia :
https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-06-07/a-million-mile-battery-from-china-could-power-your-electric-car
Comentário da ENERCONS:
A tendência é que baterias de Veículos Elétricos quando se tornarem um peso para o sistema elétrico, sejam carregadas quase exclusivamente durante a madrugada e altas horas da noite, quando cai o consumo e quando as fontes mais caras, movidas a combustíveis fósseis, tem reduzido seu despacho.
Quanto aos postos de gasolina, embora possuindo pontos de “recarga rápida” deverão tornar-se locadores de baterias carregadas, trocadas na hora.
Nessa perspectiva, esse nicho de mercado, que deve superar a venda de veículos movidos a gás e gasolina entre 2030 e 2040, deverá ser, em sua maior parte, abastecido por energias renováveis, daquelas disponíveis dia e noite como hidrelétrica e eólica. Ou mesmo pela fotovoltaica, se esse tipo de bateria for adaptado para estocar a energia também dos painéis solares.
Por isso, grandes comercializadoras preparam-se desde hoje para essa realidade, adquirindo grandes contratos de energias de fonte renovável por meio de contratos de 10. 15 ou até 20 anos.