Empresa da Vale e da Cemig vai erguer complexo com aerogeradores de 4,2 MW da Weg
A Aliança Energia, empresa da Vale (55%) e da Cemig (45%), conseguiu as licenças de instalação para implantar o Complexo Eólico Acauã, de 109,2 MW, nos municípios de Lagoa Nova, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz, Santana do Matos e Bodó, no Rio Grande do Norte.
As quatro licenças para as centrais eólicas foram emitidas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e têm validade de três anos, a partir de junho e julho de deste ano, período das emissões.
Sob investimento de R$ 513 milhões, o planejamento da Aliança é começar as obras em 2021, com término em 2022.
Para as obras, a Aliança firmou contrato de fornecimento com a Weg de novos aerogeradores de 4,2 MW de potência e 147 metros de diâmetro de rotor. Além do projeto potiguar, o contrato com a fabricante catarinense contempla outro parque da Aliança no Ceará, o projeto Gravier, de 70 MW, em Icapuí e com investimento de R$ 294 milhões. Serão entregues para os dois projetos 43 aerogeradores, totalizando 180,6 MW de capacidade.
Com 1.257 MW de capacidade instalada de geração, a Aliança tem em operação, além de sete hidrelétricas, o complexo eólico Santo Inácio, em Icapuí (CE), de 99 MW, que também conta com 47 aerogeradores de 2,1 MW da Weg e está em funcionamento desde 2017.
Fonte : Energia Hoje
Escrito por : Marcelo Furtado
Link da Notícia : https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/alianca-obtem-licenca-de-instalacao-para-eolicas-no-rn/