Mercado de energia: novas regras e o impacto para consumidores e empresas

PLD sobe em todos os submercados na segunda semana de agosto
11 de agosto de 2020
Alta na taxa de consumidores do mercado livre de energia em 2020
11 de agosto de 2020
Mostrar tudo

Mercado de energia: novas regras e o impacto para consumidores e empresas

Webinar da Bússola na terça (11), ao meio dia, discute a necessária revisão das regras do setor diante das novas tecnologias e realidade pós-pandemia

Depois de duas grandes reestruturações do mercado brasileiro de energia elétrica, em 1995 e 2004, o país vem discutindo ajustes para um novo marco regulatório. Desde a entrada em vigor do atual marco legal, o país cresceu, surgiram novas tecnologias para geração e consumo de energia e hábitos de consumo mudaram.

As transformações em curso demandam atualização das regras, eliminando medidas contraditórias entre si e incorporando a chegada de conceitos como o armazenamento de energia, os veículos elétricos, a digitalização das redes de distribuição e transmissão, a expansão da liberdade de escolha do fornecedor de energia e a necessidade de descarbonizar a matriz energética, entre outros aspectos.

O objetivo é alavancar investimentos na área, contemplar o crescimento das fontes renováveis e ao mesmo tempo aumentar a concorrência do setor, ampliando a comercialização em um mercado livre de energia, ao mesmo tempo que se garante a sustentabilidade financeira do segmento. Com a estagnação da economia, agravada pela pandemia, o setor elétrico ganhou mais tempo para debater seus problemas estruturais.

Webinar

Para discutir o tema e entender como o desenho regulatório atual gera distorções que impactam as empresas e a população em geral, a plataforma Bússola, uma parceria da revista Exame e do Grupo FSB, realiza nesta terça-feira, às 12h, um webinar para explicar como as novas regras podem beneficiar agentes do setor, empresas e consumidores finais, com a participação de Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e de Edson Silva, diretor-presidente da Energia Sustentável do Brasil – ESBR.

Fonte : Exame

Link da Notícia : https://exame.com/bussola/mercado-de-energia-novas-regras-e-o-impacto-para-consumidores-e-empresas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *