Estados discutem aumento da produção de energia em PCHs

Governo publica MP com ações estruturais para o setor elétrico
2 de setembro de 2020
Com crise, mercado livre de energia atrai mais empresas
2 de setembro de 2020
Mostrar tudo

Estados discutem aumento da produção de energia em PCHs

PCH Coração, projeto da ENERCONS, em Águas Frias SC

PCH Coração, projeto da ENERCONS, em Águas Frias, SC

Movimento é incentivado por PL que tributa o ICMS sobre energia elétrica nos estados geradores

Em seis meses, cresceu 43% o número de indústrias que migraram para o ambiente de livre contratação de energia. O movimento chamou a atenção de alguns governantes para a importância dos projetos, licenciamento e investimentos em hidrelétricas de pequeno porte, conhecidas como PCHs e CGHs, que deverão alimentar esses novos consumidores.

Os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), além de representantes do governo de Santa Catarina, estão mantendo reuniões com o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone.

Esses estados e o Paraná possuem juntos, 26,3 mil MW de potencial disponível, o que seria equivalente a, por exemplo, 146% da capacidade da Usina de Itaipu. Apenas em Santa Catarina, são 3,2 mil MW de capacidade disponível.

Segundo o diretor da Enercons, Ivo Pugnaloni, a sinalização de aprovação  do Projeto de Lei (PL) 232 pelo Congresso fez com que os governantes ficassem entusiasmados com o setor. Com o PL, o ICMS sobre a energia elétrica deixaria de ser cobrado no consumo, passando a ser  tributados nos estados geradores.

“A perda de receita no consumo terá que ser compensada pelo ICMS sobre a geração que virá das pequenas hidrelétricas, eólicas e outras renováveis. Em breve outros governadores também perceberão quanto a Aneel pode ajudar seus órgãos ambientais a agilizar os licenciamentos, sem perder qualidade, garantindo o orçamento estadual”, destacou Pugnaloni.

Fonte : RCN Rede Catarinense de Notícias

Link da Notícia : http://rcnonline.com.br/geral/estados-discutem-aumento-da-produ%C3%A7%C3%A3o-de-energia-em-pchs-1.2256784

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *