A GE deve aprimorar um protótipo de turbina Haliade-X de 12MW para 13 MW dentro de meses
A GE deve fornecer uma versão aprimorada de 13 MW de sua turbina Haliade-X para o maior parque eólico offshore do mundo – SSE e Equinor’s 2400MW Dogger Banco A e B na costa nordeste da Inglaterra.
Ela fornecerá 190 turbinas Haliade-X 13MW – divididas igualmente entre cada uma das duas fases do parque eólico – sujeito ao fechamento financeiro do projeto.
A instalação será a primeira de uma turbina Haliade-X com uma capacidade nominal de 13 MW.
A GE lançou o modelo Haliade-X com capacidade de 12MW em março de 2018.
Ela encomendou um protótipo em Rotterdam, Holanda, em novembro de 2019 e recentemente garantiu um certificado de tipo provisório da DNV GL para a turbina. O fabricante afirmou que pretende atualizar esta máquina para 13 MW “nos próximos meses” como parte de seu processo contínuo de testes e certificação.
O aprimorado Haliade-X de 13 MW continuará a apresentar lâminas de 107 metros de comprimento e um rotor de 220 metros. A empresa não explicou como conseguiu esse salto de capacidade de 1 MW.
A GE afirmou que uma rotação do modelo aprimorado de 13 MW poderia gerar eletricidade correspondendo a dois dias do consumo de uma família no Reino Unido.
SSE e Equinor garantiram acordos de suporte para os projetos Dogger Bank A e B na rodada de licitação de contratos por diferenças do Reino Unido em setembro de 2018.
A instalação da turbina deve começar em 2023 em Dogger Bank A, com todo o complexo de 3,6 GW Dogger Bank – incluindo uma terceira fase de 1,2 GW – devido online em 2026.
SSE e Equinor devem chegar ao fechamento financeiro em Dogger Bank A e B no final de 2020.
Fonte : WindPower