“É o Santo Graal”: os cientistas criam um primeiro material supercondutor de eletricidade à temperatura ambiente

Aneel concede intenção de outorga a três PCHs, com 61,6 MW
13 de outubro de 2020
Geração eólica varia até 151% na base horária em setembro
16 de outubro de 2020
Mostrar tudo

Procurados há mais de um século, esses tipos de materiais “podem mudar definitivamente o mundo como o conhecemos”, afirma o professor Ranga Dias, da Universidade de Rochester.

Cientistas da Universidade de Rochester criaram um primeiro material supercondutor elétrico  à temperatura ambiente de 14 graus Celsius ou 58 graus Fahrenheit, comprimindo sólidos moleculares simples com hidrogênio, conforme apanha um comunicado de imprensa da universidade.

Supercondutividade é a capacidade de certos materiais de conduzir corrente elétrica sem resistência ou perda de energia sob certas condições.

Ranga Dias, professor da Universidade de Rochester, considera que o desenvolvimento de materiais supercondutores, sem resistência elétrica e expulsão do campo magnético à temperatura ambiente, representa o “santo graal” da física da matéria condensada . Desejados há mais de um século, esses tipos de materiais “podem mudar definitivamente o mundo como o conhecemos”, enfatiza Dias.

Para atingir esse marco, Dias e sua equipe de pesquisa combinaram hidrogênio com carbono e enxofre para sintetizar fotoquimicamente hidreto de enxofre carbonáceo em uma bigorna de diamante, um dispositivo de pesquisa usado para examinar pequenas quantidades de materiais em pressões extraordinariamente altas.

O hidreto de enxofre carbonáceo exibiu supercondutividade em cerca de 58 graus Fahrenheit e uma pressão de cerca de 39 milhões de libras de força por polegada quadrada (psi). O recorde anterior de supercondutividade foi alcançado a -23 graus Celsius.

“Devido aos limites da baixa temperatura, materiais com propriedades tão extraordinárias não transformaram o mundo da maneira que muitos imaginavam. Porém, nossa descoberta vai quebrar essas barreiras e abrir a porta para muitas aplicações potenciais”, frisou.

” Vivemos em uma sociedade de semicondutores e, com esse tipo de tecnologia, ela pode se tornar uma sociedade supercondutora onde você nunca mais precisará de coisas como baterias”, disse Ashkan Salamat, da Universidade de Nevada em Las Vegas, co-autor da descoberta.

Segundo Dias, o próximo desafio é encontrar uma forma de criar materiais supercondutores em temperatura ambiente e em pressões mais baixas , para que sejam mais econômicos na produção em maior volume.

Eletroímãs supercondutores poderosos já componentes críticos  trens de levitação magnética ,  máquinas de MRI (MRI) e  ressonância magnética nuclear (NMR) e em aceleradores de partículas e outras tecnologias avançadas, incluindo os primeiros supercomputadores quânticos.

Fonte : RT ao Vivo