O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta sexta-feira (6) que pretende restabelecer toda a energia no estado do Amapá em até 10 dias.
Ele explicou que o plano para tentar restaurar a energia em 70% do estado até esta quinta (5) não deu certo, porque a operação é “complexa”.
“O equipamento já foi reparado na sua parte física e agora está havendo a filtragem do óleo do equipamento. Para se ter noção do volume, são 45 mil litros de óleo, e temos que ter certeza de que ele está em condições de operação”, disse o ministro.
O governador Waldez Góes (PDT) assinou no fim da manhã desta sexta-feira (6) decreto que estabelece situação de emergência no Amapá em função do apagão que atinge o estado há mais de 60 horas e deixa 13 dos 16 municípios sem energia, e, consequentemente, sem fornecimento de água e oferta regular de serviços de telecomunicações.
O decreto estabelece um plano de emergência para atender a população afetada pela falta do serviço desde a noite de terça-feira (3), o equivalente a 89% dos habitantes.
Com a assinatura, o estado poderá solicitar recursos do governo federal para atender às cidades, principalmente com a distribuição de água, através de caminhões-pipa, entre outras medidas.
Na busca por itens de primeira necessidade, a autônoma Marinilda Azevedo passou quase 4 horas na fila para comprar um balde de gelo.
“Tô aqui desde às 7h esperando pegar gelo. Isso não é uma vida digna pra o amapaense. Enquanto a gente está sem energia, sem água sem nada, como é que a gente vai se alimentar daqui uns dias se essa energia não voltar e a gente não trabalhar”, desabafou.
Fonte : G1
Link da Notícia: https://g1.globo.com/ap/amapa/ao-vivo/ao-vivo-ultimas-informacoes-sobre-o-apagao-no-amapa.ghtml