Amapá entra no 4º dia de apagão com 89% da população atingida

Novas fronteiras eólicas
6 de novembro de 2020
Bolsonaro participa de inauguração de PCH em Renascença
9 de novembro de 2020
Mostrar tudo

Amapá entra no 4º dia de apagão com 89% da população atingida

Desde 20h40 de terça-feira (3), após forte chuva, uma subestação pegou fogo na Zona Norte de Macapá e deixou 13 dos 16 municípios sem eletricidade.

Ministro: luz volta ao AP em até 10 dias

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta sexta-feira (6) que pretende restabelecer toda a energia no estado do Amapá em até 10 dias.

Ele explicou que o plano para tentar restaurar a energia em 70% do estado até esta quinta (5) não deu certo, porque a operação é “complexa”.

“O equipamento já foi reparado na sua parte física e agora está havendo a filtragem do óleo do equipamento. Para se ter noção do volume, são 45 mil litros de óleo, e temos que ter certeza de que ele está em condições de operação”, disse o ministro.

Governo do Amapá decreta situação de emergência

O governador Waldez Góes (PDT) assinou no fim da manhã desta sexta-feira (6) decreto que estabelece situação de emergência no Amapá em função do apagão que atinge o estado há mais de 60 horas e deixa 13 dos 16 municípios sem energia, e, consequentemente, sem fornecimento de água e oferta regular de serviços de telecomunicações.

O decreto estabelece um plano de emergência para atender a população afetada pela falta do serviço desde a noite de terça-feira (3), o equivalente a 89% dos habitantes.

Com a assinatura, o estado poderá solicitar recursos do governo federal para atender às cidades, principalmente com a distribuição de água, através de caminhões-pipa, entre outras medidas.

Waldez Góes assinando decreto de emergência

Clientes fazem filas para compra de gelo em estabelecimento de Macapá


Na busca por itens de primeira necessidade, a autônoma Marinilda Azevedo passou quase 4 horas na fila para comprar um balde de gelo.

“Tô aqui desde às 7h esperando pegar gelo. Isso não é uma vida digna pra o amapaense. Enquanto a gente está sem energia, sem água sem nada, como é que a gente vai se alimentar daqui uns dias se essa energia não voltar e a gente não trabalhar”, desabafou.

Autônoma Marinilda Azevedo na fila para comprar gelo em Macapá

Fonte : G1

Link da Notícia: https://g1.globo.com/ap/amapa/ao-vivo/ao-vivo-ultimas-informacoes-sobre-o-apagao-no-amapa.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *