Com mais de 1 milhão de vagas neste setor, o país fica atrás apenas para a China, segundo dados de agência internacional de renováveis
O Brasil é o segundo país com o maior número de empregos em energias renováveis, conforme dados da Irena, a Agência Internacional de Energia Renovável. O relatório anual da entidade mostrou que o país fica atrás apenas para a China em número de vagas. Enquanto no Brasil há 1,158 milhão de empregos em energias renováveis, o país asiático tem 4,361 milhões. Ao todo, são 11,5 milhões de postos de trabalho na área no mundo.
Entram nesta conta os empregos relacionados a biocombustíveis, energias hidrelétrica, eólica e solar, além de biomassa e biogás, por exemplo. No Brasil, a maior parte das vagas está no setor de biocombustíveis líquidos, com mais de 839 mil. Isto também o torna o país que mais emprega neste segmento.
O relatório mostra ainda que foram criadas, no mundo, 500 mil vagas em renováveis em 2019. E que dos 11,5 milhões de funcionários do setor, 32% são mulheres. Esta porcentagem de mulheres é melhor do que a registrada em combustíveis fósseis, por exemplo, onde elas são 22% da força de trabalho.
O relatório da Irena reconhece, no entanto, que “ainda falta muito a se fazer para igualar as condições para as mulheres e aproveitar, de forma adequada, seus talentos e ideias”.
Fonte : Além da Energia
Link da Notícia : https://www.alemdaenergia.com.br/brasil-e-2o-pais-com-maior-numero-de-empregos-em-energias-renovaveis/