Novo Sistema de Leilões de Energia revoluciona o pré e o pós-certame

Brasil é 2º país com maior número de empregos em energias renováveis
9 de novembro de 2020
Revaloração das hidrelétricas
9 de novembro de 2020
Mostrar tudo

Novo Sistema de Leilões de Energia revoluciona o pré e o pós-certame

Automatização, segurança e padronização são as palavras-chave que representam o novo Sistema de Leilões de Energia desenvolvido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, disponibilizado nesta sexta-feira, 6 de novembro. A nova ferramenta será utilizada nos processos de pré e pós-certame do 25ª Leilão de Energia Existente – LEE, que ocorrerá dia 4 de dezembro.

O projeto foi desenvolvido pensando em aprimorar a parte de pré e pós-leilão e consiste em três módulos: Gestão de Garantias (disponibilizado aos agentes em junho/20); Inscrição e Habilitação, que, em linhas gerais, sistematizaram todo esse processo.

O processo de pré-leilão passou por uma grande mudança, com o fim da necessidade de apresentar os documentos e o aporte de garantias financeiras de forma presencial na CCEE. Agora, todo o processo passa a ser realizado diretamente na plataforma, no módulo de Inscrição, de forma simples e rápida.

“Sistematizamos as atividades que antes eram manuais, hoje o participante não precisa mais comparecer presencialmente na CCEE, todo esse processo foi automatizado, trazendo mais autonomia, segurança e padronização ao processo de pré-certame”, acredita Luciana Lisboa, gerente executiva de Leilões e Mercado Regulado da CCEE.

“Foram construídas dezenas de integrações, eliminando diversas atividades manuais e tornando o processo de inscrição muito mais seguro. Além disso, as interações com o sistema são simples, amigáveis e ricas em informações, o que irá facilitar muito o trabalho dos usuários”, acredita Dario Almeida, gerente executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE.

No módulo de Gestão das Garantias Financeiras, disponibilizado aos agentes em junho/2020, é possível fazer toda a administração das garantias de proposta e de fiel cumprimento de forma ágil e em tempo real. O participante pode acompanhar todas as etapas dessa atividade, desde o aporte até a liberação parcial e integral das respectivas garantias.

Além disso, consegue também visualizar os marcos de cumprimento do projeto (com base nos editais) e verificar o status de assinatura de contratos. Outro destaque da ferramenta é uma comunicação direta entre as instituições (Aneel e agente custodiante, que atualmente é o banco Bradesco), aprimorando a simetria das informações. Veja no infográfico o processo. Para mais informações, acesse o CO 353/20.

Com relação às atividades do pós-leilão, os vendedores passam a inserir diretamente no módulo de Habilitação os documentos, sem mais a necessidade de envio de documentação física à CCEE. Além disso, todo o acompanhamento de status e ajustes será realizado pelo módulo.

“A solução da habilitação foi construída em conjunto com a Aneel. Da mesma forma que o módulo de Habilitação facilitará a comunicação com os agentes, tornará mais ágil também a comunicação com a Agência, que terá acesso a todas as informações e interações via sistema, em tempo real”, acredita Maria Clara Pessoa, gerente do Jurídico Corporativo da CCEE.

Lembrando que não haverá alteração nos prazos de realização das atividades, que permanecem definidos pelo edital de cada leilão.

Os certames são mecanismos de mercado que visam o aumento da eficiência na contratação de energia. Uma das principais atribuições da CCEE é realizar leilões de compra e venda de energia no Ambiente de Comercialização Regulado – ACR, sob delegação da Aneel, e a gestão de suas garantias.

“A implantação do sistema de leilões é um marco histórico para o processo de gestão de leilões no mercado brasileiro. Ele disponibiliza uma plataforma digital ampla, robusta e moderna que coloca a gestão dos leilões regulados do Brasil em um patamar de excelência mundial”, finaliza Dario.

Fonte : CCEE

Link da Notícia : https://www.ccee.org.br/portal/faces/pages_publico/noticias-opiniao/noticias/noticialeitura?contentid=CCEE_659228&_adf.ctrl-state=iplqn32bs_1&_afrLoop=401164109508055#!%40%40%3Fcontentid%3DCCEE_659228%26_afrLoop%3D401164109508055%26_adf.ctrl-state%3Diplqn32bs_5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *