Preço horário vai aumentar a competitividade do setor de energia

Consumo de energia elétrica aumenta 1,4% em outubro, aponta CCEE
16 de novembro de 2020
Aneel outorga 411,6 MW eólicos como produção independente no NE
16 de novembro de 2020
Mostrar tudo

Preço horário vai aumentar a competitividade do setor de energia

Novo modelo do PLD ajudará a entender melhor o setor, promovendo o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas

Em 2021, o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) — que guia os preços da energia no curto prazo — passará a ter cálculo horário. A nova precificação, já em uso em alguns países desenvolvidos, deve aumentar a competitividade do setor, afirmou Talita Porto, vice-presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A executiva participou do evento Brazil Windpower 2020.

Segundo a conselheira da CCEE, o novo PLD vai capturar melhor a variação da carga e da previsão eólica. Isso trará “um enorme ganho” para o setor. A executiva, no entanto, vê um grande desafio para o mercado livre de energia com o PLD horário: a captura do valor dessa mudança. O mercado livre é a modalidade em que o consumidor negocia diretamente com o produtor de energia. E seus preços têm forte ligação com o PLD.

“Quais são as novas demandas, como o mercado pode ofertar soluções e produtos para se tornar mais competitivo?”, questionou, acrescentando que a “granularidade do preço horário vai abrir oportunidade para novos produtos e tecnologias”.

“Com relação a novos produtos, eu diria que, basicamente, as comercializadoras vão preparar produtos que possam permitir a mitigação, a proteção das grandes variações de preço”, explicou. E acrescenta que, neste caso, podem surgir contratos que travem alguns parâmetros para dar alguma proteção ao gerador, que se adequem ao perfil de consumo.

Preço horário deve levar à sofisticação do setor de energia

“O aumento da participação de players capazes de fazer essa gestão de risco dos portfólios vai aumentar a competitividade do setor”

Fonte: Além da Energia

Link da Notícia : https://www.alemdaenergia.com.br/preco-horario-vai-aumentar-a-competitividade-do-setor-de-energia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *