PCH de 13 MW obtém Licença de Operação no RS

Plano da Enel para 2030 foca em renováveis e redes
27 de novembro de 2020
Estudo sugere mudanças para garantir maior uso de renováveis no Brasil
27 de novembro de 2020
Mostrar tudo

PCH de 13 MW obtém Licença de Operação no RS

Fepam autorizou início das atividades da usina de R$ 75 milhões no rio Forquilha

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) comunicou nessa quarta-feira, 25 de novembro, que emitiu a Licença de Operação para a pequena central hidrelétrica Forquilha IV, localizada entre os municípios de Machadinho e Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul. O documento autoriza o início da atividade no rio Forquilha, prevendo a geração de 13 MW.

A PCH é de responsabilidade da Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento (Creral) e recebeu investimento de R$ 75 milhões. Nos dois anos de construção e efetivação do projeto, foram criados mais de 100 empregos, e a partir de agora, a mão de obra será terceirizada pelas cooperativas regionais.

A usina irá lançar a energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN), conectada por meio de uma subestação construída pela própria empresa no município de Maximiliano de Almeida, doada à concessionária de energia local. Para os próximos anos, a Creral planeja investir em outros empreendimentos de energia em Ijuí e Ibiruba, garantindo maior eficiência energética na região.

Somente em 2020, a Fepam emitiu 24 documentos para PCHs e centrais geradoras hidrelétricas (CGH) entre Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), tendo atuado ativamente para que os processos não parem mesmo durante a pandemia.

Fonte: Canal Energia

Link da Notícia: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53155506/pch-de-13-mw-obtem-licenca-de-operacao-no-rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *