Medida que ainda será avaliada pela ANA envolve hidrelétricas de Itaipu, Ilha Solteira e Três Irmãos, além das bacias dos rios São Francisco e Tietê
A hidrelétrica de Itaipu foi autorizada a flexibilizar restrições hidráulicas, mais uma medida a fim de mitigar impactos das baixas afluências que têm afetado os níveis de reservatórios no país, de acordo com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
Também foram autorizadas flexibilizações de restrições hidráulicas das hidrelétricas Ilha Solteira e Três Irmãos, bem como das bacias dos rios São Francisco e Tietê.
“Os pleitos relacionados à flexibilização de restrições hidráulicas serão avaliados pela Agência Nacional de Águas “ANA”, destacou o MME, em comunicado sobre a reunião do CMSE, ocorrida na última sexta-feira (27/11).
De acordo com o comitê ainda se observam afluências críticas nas bacias dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, bem como no Sistema Interligado Nacional (SIN) como um todo, com degradação dos armazenamentos de importantes hidrelétricas.
Outra proposta é a geração de térmicas movidas a gás natural liquefeito (GNL) e que ordinariamente são despachadas com antecedência. Essas medidas se somam às que estão em andamento – utilização de todo o parque termelétrico disponível e importação de energia a partir da Argentina e do Uruguai.
No Programa Mensal de Operação Eletroenergética (PMO) do ONS, o Custo Marginal de Operação ficou na casa de R$ 774/MWh, levando o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) a manter-se no teto regulatório de R$ 559,75/MWh nos submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte, além de elevar o preço no Nordeste ao limite máximo.
Fonte: Energia Hoje
Escrito por : Fabio Couto
Link da Notícia: https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/cmse-aprova-flexibilizacao-de-restricoes-hidraulicas-diante-de-baixas-afluencias/