Empreendimentos são vistos como a maior tecnologia de armazenamento de energia no mundo, com 9 mil GWh disponíveis
As chamadas hidrelétricas reversíveis têm desde o início de novembro de 2020 um fórum próprio de debates, encabeçado pela Associação Internacional de Hidreletricidade (IHA) e o Departamento de Energia dos Estados Unidos. A ideia é que, em novembro de 2021, o fórum possa apresentar ações para promover esse tipo de empreendimento em escala mundial.
As discussões serão focadas nas reformas regulatórias e técnicas necessárias para superar barreiras às hidrelétricas reversíveis. O grupo conta com a participação de 11 países, incluindo o Brasil, e mais de 60 organizações.
As hidrelétricas reversíveis são vistas como a maior tecnologia de armazenamento de energia no mundo. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), elas respondem por 94% da capacidade de estocagem de energia global – ou cerca de 9 mil GWh.
A definição de armazenamento comumente usada é a conversão de energia elétrica de um network em uma forma em que possa ser convertida de volta em energia elétrica – como por exemplo baterias e hidrelétricas conversíveis. Essa conta, portanto, não inclui hidrelétricas convencionais.
Estima-se que mais de 600.000 locais identificados recentemente possam abrigar esse tipo de usina. Além de haver oportunidades para modernizar hidrelétricas existentes. De acordo com a Associação Internacional de Energia Renovável (Irena), a capacidade de armazenamento em hidrelétricas reversíveis precisa dobrar até 2050 para garantir metas ambiciosas de mudanças climáticas.
Como funcionam as hidrelétricas reversíveis
Neste tipo de usina, a geração de energia se dá a partir da água que é bombeada de um reservatório em uma altitude mais baixa para um localizado em local mais alto. O bombeamento pode ser abastecido por outras fontes renováveis, como eólicas, ou comprada no sistema. Assim, a geradora poderá escolher o momento de bombear água para o reservatório, dependendo do custo de geração em determinado momento. Segundo a IHA, as reversíveis são tidas como “baterias de água do mundo”.
Fonte: Além da Energia
Link da Notícia : https://www.alemdaenergia.com.br/forum-busca-viabilizar-expansao-das-hidreletricas-reversiveis/