Energias renováveis podem ajudar a garantir abastecimento no Sul do país

Investidores vão injetar US$ 1 bi em ônibus elétricos e mais que dobrar frota na América Latina
11 de dezembro de 2020
Gigantes nos EUA e Europa traçam metas para energia 100% renovável
11 de dezembro de 2020
Mostrar tudo

Energias renováveis podem ajudar a garantir abastecimento no Sul do país

Recente crise elétrica no Amapá acendeu o alerta para o setor econômico

A recente crise elétrica no Amapá acendeu o alerta para o setor econômico. Isto porque, os fatos que ocorreram no Norte do país escancaram as consequências de um sistema em condições precárias e que está presente em diversos pontos do Brasil. No Sul, uma das opções para evitar que aconteça algo semelhante ao Amapá é o investimento em energias renováveis, como Pequenas Centras Hidrelétricas (PCHs), de biomassa e eólica.

A região é privilegiada para a geração deste tipo de energia por razões geográficas. Especialmente Paraná e Santa Catarina, contam com extensos planaltos que funcionam como gigantescas bacias acumuladoras de água e excelentes locais de vento, como em Palmas, Água Doce, e na Serra do Rio do Rastro.  

A proximidade com o Sudeste também facilita, já que o excedente do produzido nos estados do Sul podem ser enviados ao Sudeste, que possui uma grande demanda, evitando as chamadas perdas elétricas.  

Atualmente o Paraná está preparando investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão para a construção do Complexo Palmas II, que se tornaria um dos maiores projetos de geração de energia do país. Segundo o diretor da consultoria em energia ENERCONS, Ivo Pugnaloni, o projeto é encarado como animador e necessário pelo setor.  

“Estamos confiantes porque, entre outras razões, o Brasil está numa situação que se assemelha muito a 2001, que é o risco de desabastecimento de energia. E não só o empresariado, mas os proprietários de terras com aproveitamentos hidráulicos já estão mais atentos às oportunidades”, ressaltou.  

Segundo Pugnaloni, não é apenas o Sul que pode se beneficiar de projetos de produção de energia renovável. As demais regiões do país também podem tirar proveito deste tipo de investimento, já que fomentaria diversas atividades para geração de renda e qualidade de vida.  

“As pessoas poderiam comprar mais eletrodomésticos, teriam uma vida melhor, contariam com os reservatórios para promover o lazer, piscicultura, atividades náuticas, turismo, entre tantos benefícios promovidos pela geração de energia sustentável”, completou

Fonte: RCN Rede Catarinense de Notícias

Escrito por: Marcello Casal

Link da Notícia: http://www.jornalmetas.com.br/economia/energias-renov%C3%A1veis-podem-ajudar-a-garantir-abastecimento-no-sul-do-pa%C3%ADs-1.2284069

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *