Consumo de energia elétrica em SC cresceu 4% em novembro

PCHs: Aspectos socioambientais positivos da implantação de uma matriz energética limpa
11 de dezembro de 2020
Energia renovável pode ser atrativo para investimentos estrangeiros no país
15 de dezembro de 2020
Mostrar tudo

Consumo de energia elétrica em SC cresceu 4% em novembro

O consumo de energia elétrica cresceu 4% em novembro em Santa Catarina, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgados nesta segunda-feira (14). O percentual representa a passagem de 3,25 mil MW em média, em novembro de 2019, para 3,38 mil MW, em 2020.  

O resultado reflete a retomada econômica em Santa Catarina após as restrições da pandemia no início do ano. Novembro foi o terceiro mês de 2020 com o maior consumo, atrás apenas de janeiro e fevereiro.

Em novembro, o setor regulado – que concentra principalmente as residências – registrou alta de 1%. No mercado livre – onde estão a maioria das grandes empresas – grande parte dos setores apresentou alta.

Os maiores percentuais foram observados nos segmentos de químicos (+33%), saneamento (+18%), minerais não-metálicos (+18%), bebidas (+18%), manufaturados diversos (+15%), comércio (+14%), madeira, papel e celulose (+12%), e veículos (+12%). O segmento de serviços ainda está negativo (-3%).

No mês, a média nacional variou positivamente em 0,4%. Santa Catarina teve o quarto maior crescimento, atrás de Rondônia (+8%), Mato Grosso (+8%), e Acre (+5%). O Amapá, afetado pelo apagão, liderou as perdas (-26%). Os outros estados do Sul também registraram avanço: Rio Grande do Sul (+2%) e Paraná (+2%).

Com o crescimento de novembro, o segundo semestre em Santa Catarina acumula uma alta de 3,8% em relação ao ano passado. No primeiro semestre, houve retração de 5%

Fonte: RCN Rede Catarinense de Notícias

Link da Notícia: http://rcnonline.com.br/economia/consumo-de-energia-el%C3%A9trica-em-sc-cresceu-4-em-novembro-1.2285683

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *