Automação agiliza entrega de empresas e melhora experiência dos clientes

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Automação agiliza entrega de empresas e melhora experiência dos clientes

Sistema automatiza tarefas e cria uma espécie de força de trabalho híbrida entre humanos e máquinas

A experiência do cliente se tornou tão importante para uma empresa quanto os produtos e serviços que ela oferece. Esse novo cenário exige que os negócios atendam às demandas de um consumidor cada vez mais interessado em rapidez e personalização no atendimento.

Um dos recursos usados para a transformação digital e para permitir que os negócios sejam cada vez mais inteligentes e ágeis é a Automação. Como a que é aplicada em processos robóticos, o RPA (Robotic Process Automation), que cria uma força de trabalho colaborativa entre humanos e máquinas. O conceito é simples: um software automatiza tarefas burocráticas e repetitivas e, com isso, diminui erros e reduz custos e prazos. Enquanto isso, o profissional pode focar outras atividades de maior valor agregado, como o atendimento ao cliente.

“Cada empresa tem sua realidade, mas é muito comum a automação dos processos ser iniciada pelas áreas de contabilidade, folha de pagamento e finanças, que têm muitos processos pequenos e repetitivos, envolvem muitos usuários e áreas comuns dentro de uma companhia”, afirma Filipe Cotait, diretor de tecnologia e operações da Scala, empresa brasileira de análise de dados e inteligência artificial, parceira da IBM.

“Mais ou menos 80% dos processos em uma empresa são extremamente simples e 20% são muito complexos, como é o caso da aprovação de um financiamento imobiliário”, diz o diretor. Nem sempre, porém, é fácil saber por qual grupo de processos se deve começar ou como começar

Diferentemente de outros tipos de softwares de automação, que podem ser complexos de implantar, com o RPA os próprios usuários podem criar robôs para fazer alguma parte do trabalho monótono sozinho. “A gestão de uma empresa é uma sequência de múltiplos processos e por isso mesmo é essencial a integração dos dados para que um esteja interligado ao outro”, explica Cotait, que implanta soluções de transformação digital em corporações de diversos setores.

Chamada de hiperautomação, a convergência do RPA com outras tecnologias, como captura de dados, gerenciamento de decisão, gestão de processos, inteligência artificial (IA), blockchain, nuvem, aprendizado de máquina (machine learning) e Internet das Coisas (Iot), foi classificada pela consultoria americana Gartner como a tendência tecnológica número um para o universo corporativo no ano de 2020.

Fonte: Estudio Folha São Paulo

Link da Notícia : http://estudio.folha.uol.com.br/ibm/2020/12/1989163-automacao-agiliza-trabalho-na-empresa-e-melhora-experiencia-do-cliente.shtml

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