Consumo e geração aumentam na primeira quinzena de dezembro

Sucesso da vacina ameaça país com apagão em 2021, diz especialista
28 de dezembro de 2020
Siemens Gamesa fecha acordo para 465 MW na Bahia
28 de dezembro de 2020
Mostrar tudo

Consumo e geração aumentam na primeira quinzena de dezembro

Segundo dados preliminares da CCEE, produção foi 2,2% ante 2019 com destaque para aumento da geração térmica em 25,8%

A primeira quinzena de dezembro apresenta alta de 2% no consumo de energia elétrica do país em relação ao mesmo período de 2019. Os dados são preliminares e foram divulgados nesta quarta-feira, 23 de dezembro, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Em geração houve aumento de 2,2% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a CCEE, considerando o expurgo dos efeitos de migração de consumidores, o mercado regulado teve um crescimento de 1% e o livre registrou aumento de 4,5%. Já no cenário em que são contabilizadas todas as transações de cargas, o consumo no ACR recuou 1,3% enquanto no ACL houve expansão de 9,5%.

Com exceção do setor de transportes, que teve recuo de 1,8% no período em análise, todos os demais ramos de atividades apresentaram evolução no consumo. Destaque para veículos, que, após retração ao longo do ano registra crescimento de 11,4%. Também apresentaram alta alguns setores eletrointensivos, como o de metalurgia e produtos de metal (12%), alimentício (11%), de minerais não metálicos (6,8%) e de químicos (3,6%). Todos os valores consideram a migração de cargas novas para o ACL.

Por estado, a câmara destacou o crescimento no Espírito Santo (13%), Goiás (10%), Mato Grosso (7%), Santa Catarina (7%), Minas Gerais (6%), Rio de Janeiro (6%) e São Paulo (1%).

Geração
Segundo os dados prévios analisados pela CCEE houve um aumento de 2,2% de geração de energia na primeira metade de dezembro. As usinas hidráulicas apresentaram redução de 6,7% e as fotovoltaicas de 4%. As demais matrizes registraram aumento nas suas gerações, com destaque para as usinas térmicas, com avanço de 25,8%, e as eólicas, com 25,2%.

Fonte: Canal Energia

Link da Notícia: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53159014/consumo-e-geracao-aumentam-na-primeira-quinzena-de-dezembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *