IHA lança compromisso para desenvolvimento sustentável de hidrelétricas

Copel inicia instalação de novo parque eólico no RN
14 de janeiro de 2021
Tesla pode perder sua liderança no campo de veículos elétricos à medida que seus concorrentes se desenvolvem
19 de janeiro de 2021
Mostrar tudo

IHA lança compromisso para desenvolvimento sustentável de hidrelétricas

Para a Associação Internacional de Hidreletricidade, essa medida vai ajudar a cumprir metas de sustentabilidade estabelecidas pela ONU

A Associação Internacional de Hidreletricidade (IHA, na sigla em inglês) lançou uma carta-compromisso. O documento “simboliza o compromisso da associação e de seus membros, com o desenvolvimento responsável e sustentável” das hidrelétricas, diz comunicado no site da IHA.

A carta marcou o aniversário de 25 anos da associação. E prevê, por exemplo, que o desenho, desenvolvimento e operação de todos os projetos de seus signatários sigam as boas práticas da associação.

Hidrelétricas cujo desenvolvimento e operação são sustentáveis podem “dar uma contribuição significativa” para os esforços pelas “Metas de Desenvolvimento Sustentável (da ONU) 6-9 e 13”. Bem como auxiliam a alcançar “as metas de mudança climática globais”, diz o documento.

Monitoramento constante e estímulo à sustentabilidade

Além disso, os membros concordam em monitorar seus projetos continuamente e solucionar de maneira adequada possíveis problemas que surjam em questões de sustentabilidade. E defende, ainda, que a “indústria precisa respeitar, encorajar e continuar a desenvolver padrões sustentáveis em colaboração com stakeholders de fora da indústria”.

“A IHA usou seus 25 anos de experiência para criar uma documento com princípios claros”, disse Roger Gill, presidente da IHA. Ele acrescentou que esses princípios “vão definir a forma como seus membros contribuem para o desenvolvimento da energia ao redor do planeta”.

Boas práticas estão no radar da IHA. Este ano, por exemplo, Gill afirmou ser necessário “garantir que as hidrelétricas sejam sustentáveis”. Portanto, defendeu “a importância das ferramentas de sustentabilidade”.

IHA quer criar ‘selo’ para hidrelétricas sustentáveis

A carta é apenas mais uma das recentes ações da IHA em prol de um cenário mais sustentável no cenário das hidrelétricas. Em maio, por exemplo, ela atualizou os parâmetros de sustentabilidade para incluir a exigência de um aval de povos indígenas impactados por hidrelétricas para alguns novos projetos. Além disso, ainda anunciou que quer criar um padrão global para avaliar e certificar as hidrelétricas em relação à sustentabilidade.

Fonte: Além da Energia

Link da Notícia : https://www.alemdaenergia.com.br/iha-lanca-compromisso-para-desenvolvimento-sustentavel-de-hidreletricas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *