Acordo prevê estimular geração hidrelétrica para adicional de 850 GW até 2050

Consumo de energia aumenta 1,1% no começo de janeiro frente a 2020
1 de fevereiro de 2021
O consumo de energia elétrica no Brasil em outubro de 2020 apresentou avanço de 3,5% em relação ao mesmo mês de 2019.
4 de fevereiro de 2021
Mostrar tudo

Acordo prevê estimular geração hidrelétrica para adicional de 850 GW até 2050

A Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) e a Associação Internacional de Energia Hidráulica (IHA), assinaram um acordo forma de parceria nesta última quarta-feira, 3 de fevereiro, para acelerar o desenvolvimento, financiamento e implantação de hidrelétricas.

A parceria envolverá políticas e iniciativas de mercado destinadas a melhor recompensar a geração hidrelétrica pelo seu armazenamento limpo e pelos serviços de flexibilidade que ela fornece ao sistema de energia.

A cooperação ainda tem o objetivo de facilitar o diálogo público-privado, fortalecer a cooperação internacional e promover a energia hidrelétrica sustentável por meio do desenvolvimento e disseminação do conhecimento.

Segundo Francesco La Camera, diretor-geral da Irena, a perspectiva é de que ocorra um adicional de 850 GW de energia hidrelétrica até 2050 para que o mundo permaneça em um caminho seguro para o clima, em linha com o Acordo de Paris.

Na Agenda de Recuperação Pós-Covid, recentemente publicada pela Irena, há a recomendação de um aumento de 150% nos investimentos em energia hidrelétrica, saindo de U$S 22 bilhões para U$S 55 bilhões por ano até 2030, para apoiar a recuperação e acelerar a transição energética.

Dessa forma, a parceria entre as entidades será focada em atividades de compartilhamento de conhecimento, dados e melhores práticas. Além disso, como parte do acordo, a Irena se juntará à associação num papel de liderança no novo fórum internacional sobre energia hidrelétrica de armazenamento bombeado.

Fonte: Mega Whats

Link da Notícia: https://megawhat.energy/news/123879/irena-acordo-preve-estimular-geracao-hidreletrica-para-adicional-de-850-gw-ate-2050

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *