Os preços do lítio, que subiram mais de 600% este ano, ameaçam a indústria de veículos elétricos

Mitsubishi desenvolve o primeiro navio movido a propulsão eólica do mundo
28 de junho de 2022
Mostrar tudo

Os preços do lítio, que subiram mais de 600% este ano, ameaçam a indústria de veículos elétricos

Os preços do lítio, que subiram mais de 600% este ano, ameaçam a indústria de veículos elétricos

O preço de uma tonelada do chamado ‘ouro branco’ ficou em US$ 62.000 no mês passado.

Os altos preços do lítio, que de acordo com dados da agência de relatórios de preços Benchmark Mineral Intelligence aumentaram 600% até agora este ano, representam uma ameaça para a indústria de carros elétricos, informou a Al Jazeera na quinta-feira .

No início de 2022, uma tonelada dessa matéria-prima custava cerca de US$ 10.000. Em abril passado seu valor chegou a 78 mil dólares, batendo um recorde antes de cair para 62 mil dólares a tonelada em junho.

O metal altamente reativo, também conhecido como ‘ouro branco’, é um elemento crucial para as baterias usadas em veículos elétricos, razão pela qual sua demanda aumentou significativamente nos últimos meses.

Segundo dados da empresa Platts Analytics, no ano passado a venda desse tipo de veículo dobrou, chegando a 6,3 milhões de unidades. Da mesma forma, espera-se que até 2030 sejam vendidos 26,7 milhões de carros elétricos.

“Será o fator limitante”

“Como disse Elon Musk, ‘o lítio será o fator limitante'”, explicou Joe Lowry, especialista no mercado global de lítio e fundador da Global Lithium LLC, à televisão do Catar. “É uma matemática muito simples”, acrescentou.

De acordo com o relatório da Al Jazeera, qualquer oferta adicional provavelmente virá da Austrália , já que atualmente é o maior produtor mundial . De fato, duas novas minas enormes já estão em obras no país oceânico.

A China, o maior mercado de veículos elétricos do mundo, também está aumentando a produção do metal. Por sua vez, Argentina, Bolívia e Chile – que juntos possuem 60% das reservas de lítio internacionalmente – estão nacionalizando seus recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.