Pular para o conteúdo

China testa primeira aeronave elétrica

O avião monomotor de dois lugares realizou com sucesso um curto voo inaugural

O primeiro avião elétrico de fabricação nacional da China completou com sucesso seu voo inaugural nesta semana, informou a mídia do país nesta sexta-feira.

O avião AG60E, desenvolvido pela China Aviation Industry General Aircraft Corporation, decolou do aeroporto Jiande Qiandaohu, na província de Zhejiang, no leste da China, na quarta-feira. Ele pousou no mesmo aeroporto depois de realizar um curto voo de teste, disse o China Daily, citando o fabricante.

O AG60E é uma versão eletricamente modificada do AG60, uma aeronave totalmente metálica, de dois lugares, monomotor e leve. O AG60 foi projetado para fins civis, como treinamento de voo, levantamentos agrícolas e passeios aéreos.

O AG60E tem um comprimento total de 6,9 metros, uma envergadura de 8,6 metros e uma velocidade máxima de cruzeiro de 185 km/h, de acordo com a Xinhua. O desenvolvimento de uma versão elétrica da aeronave de asa fixa contribui para uma indústria emergente estratégica, disse a fabricante ao veículo.

Em vez de combustível de aviação, os aviões elétricos são normalmente equipados com baterias recarregáveis de íons de lítio e motores elétricos conhecidos por sua emissão zero de carbono. As fontes de energia alternativas incluem energia solar ou uma abordagem híbrida, parcialmente elétrica e parcialmente combustão.

Aeronaves elétricas também foram desenvolvidas em outros países. Um protótipo da primeira aeronave de passageiros totalmente elétrica do mundo, construída pela israelense Eviation, completou sua primeira viagem em setembro de 2022 em Washington.

A Rolls Royce lançou o que descreveu como o avião totalmente elétrico mais rápido do mundo em 2021. A startup global de alta tecnologia AutoFlight, que começou na China e tem instalações de fabricação e teste em Xangai, tem trabalhado em uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical. A europeia Airbus também executa projetos de voos elétricos desde 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: