Pular para o conteúdo

“O Brasil é definitivamente a bola da vez”, diz Lula

“Tem poucos momentos na história do mundo em que o Brasil participou e foi tão requisitado, foi tão bem aceito como está sendo agora”, enfatizou Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (25/9), destacou o momento auspicioso pelo qual o Brasil está passando, apontando para um futuro de oportunidades e desenvolvimento. Durante a conferência, o presidente Lula compartilhou suas perspectivas após uma série de viagens internacionais e reuniões com líderes de outros países desde o início de seu terceiro mandato.

“Eu estou muito otimista com o futuro do Brasil. Eu acho que o Brasil tem uma chance que a gente tem que agarrar com unhas e dentes. O Brasil, definitivamente, é a bola da vez. Tem poucos momentos na história do mundo em que o Brasil participou e foi tão requisitado, foi tão bem aceito como está sendo agora”, enfatizou Lula.

O presidente enfatizou a importância de aproveitar as oportunidades que se apresentam em várias áreas para que o Brasil possa, finalmente, deixar de ser tratado como um país em desenvolvimento e alcançar o status de um país efetivamente desenvolvido.

Lula ressaltou que o desenvolvimento do Brasil deve ser acompanhado de um cuidado especial com o bem-estar da população. Ele destacou a necessidade de acesso à educação, ao lazer e a empregos dignos para todos os brasileiros. Nesse contexto, ele lembrou do lançamento conjunto, entre Brasil e Estados Unidos, da parceria pela promoção global do trabalho digno, na semana passada, em Nova York.

Essa iniciativa visa garantir condições adequadas de trabalho em um mundo cada vez mais digitalizado. Lula enfatizou que as pessoas que trabalham em plataformas digitais, como entregadores de aplicativos, merecem respeito e seguridade social. “O que nós queremos é isso. Não é que nós queremos obrigá-lo a trabalhar com a carteira assinada. Ele tem o direito de querer ser empreendedor individual, mas ele tem também o direito de ser tratado de forma decente, com respeito, com seguridade social”, afirmou o presidente.

Energias limpas – O presidente Lula também destacou as oportunidades que o Brasil possui para avançar no desenvolvimento sustentável, especialmente no que diz respeito à energia verde. Ele enfatizou que o Brasil tem um potencial excepcional nesse campo, comparável ao que a Arábia Saudita representa para o petróleo. Com tecnologia, terra, água, sol e mão de obra qualificada, o Brasil está bem posicionado para liderar a transição para energias limpas.

Na coletiva, o presidente Lula também relembrou que já cumpriu dois dos principais compromissos de seu terceiro mandato: a recuperação de 42 políticas públicas implementadas em seus mandatos anteriores e a retomada das relações internacionais do Brasil. Ele destacou que “o mundo estava com saudades do Brasil e o Brasil voltou”.

Entre os próximos grandes desafios do país, Lula mencionou a participação na COP 28 (conferência da ONU sobre mudanças climáticas) no final deste ano, nos Emirados Árabes, onde apresentará uma proposta dos países amazônicos para o mundo. Além disso, o Brasil assumirá a presidência dos grupos de países G20 e BRICS, consolidando sua posição de liderança global. O presidente também anunciou a organização da COP 30, que será realizada no Pará em 2025, colocando o Brasil no centro das discussões sobre o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: