Obedecer ou não a legislação ambiental não é algo opcional

Comentário de Ivo Pugnaloni

É simplesmente ter bom senso e gostar de ganhar dinheiro.

E não gostar de perder tempo e dinheiro, travando em batalhas ideológicas contra os órgãos ambientais, sem nenhum resultado pratico. A não ser prejuízo para os acionistas.

Por isso a realização de estudos de viabilidade técnica e financeira de um empreendimento de geração de energia limpa deve contar simultaneamente com uma competente análise ambiental e regulatoria.

Não é difícil acertar quando se resolve fazer certo da primeira vez.

Ibama investiga banco por suposto financiamento a desmatamento ilegal– Por Henrique Rodarte

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) notificou uma instituição financeira por indícios de envolvimento em financiamentos agrícolas associados à supressão ilegal de vegetação nativa no bioma Pampa, localizado no Rio Grande do Sul. A medida integra uma nova fase da Operação Campereada, ação contínua há mais de uma década e voltada à proteção dos campos naturais da região sul do país.

A investigação busca apurar se o banco cumpriu o disposto no artigo 83-A do Decreto Federal nº 6.514/2008. O artigo, desde janeiro de 2024, passou a prever sanções não apenas para os responsáveis diretos por infrações ambientais. Mas também para financiadores e fomentadores de atividades sem autorização legal. O dispositivo inclui penalidades que vão de R$ 100 a R$ 1.000 por hectare em casos de financiamento de práticas irregulares.

O Ibama intimou a instituição a apresentar documentos e justificativas técnicas que comprovem o cumprimento dos critérios legais exigidos antes de conceder crédito rural em áreas com cobertura de vegetação nativa. Com essa medida, o órgão busca reforçar a responsabilidade das entidades financeiras em assegurar que seus recursos não financiem empreendimentos que desrespeitam a legislação ambiental vigente.

LEIA MAIS EM: Agro em Campo

Deixe uma resposta

2025 - Enercons Consultoria

Desenvolvido por

LOGO TINGO 2024 BRANCO