Pular para o conteúdo

ONS: reservatórios cheios em todas as regiões do Brasil no fim de março

Norte melhora previsão e volume deve ir 100%. Carga no SIN deve recuar 0,3% no mês

Se as recentes projeções indicavam quase todos os subsistemas com volume acima de 80% no fim do mês, a última estimativa do Informe Preliminar Mensal da Operação para a semana de 11 a 17 de março aumentou o cenário positivo. A região Norte é a surpresa, porque vinha com expectativa de armazenamento na casa dos 60%, elevada agora para 100%. O Sudeste/Centro-Oeste deve encerrar o mês com níveis de 84,5%. No Nordeste, a previsão de reservatórios é de 88,6% ao fim do mês, enquanto no Sul o armazenamento previsto é de 85,5%.

A carga no Sistema Interligado Nacional deve apresentar recuo de 0,5% no mês, ao contrário da semana passada, que previa aumento de 0,3%. No Sudeste/ Centro-Oeste, a expectativa é que a carga tenha queda de 3,2% em março. No Sul, o viés também é negativo em 0,6%. As regiões Norte e Nordeste, terão aumento na carga em março, de 15,5% e 1,9%, respectivamente.

A previsão mensal de Energia Natural Afluente para o Sudeste/ Centro-Oeste é de 72.318 MW med, o equivalente a 105% da média de longo termo. No Nordeste, a previsão mensal de ENA é de 7.184 MW med, o mesmo que 51% da MLT. No Sul, a ENA deverá ficar em 8.283 MW med, que corresponde a 117% da MLT. A estimativa de março para a região Norte é de 30.992 MW med, valor igual a 116% da MLT. A média semana do Custo Marginal da Operação deve ficar zerada em todos os submercados para todos os patamares de carga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: