Pular para o conteúdo

Reservatório de Furnas atinge 100% de volume

Após 12 anos, o reservatório da UHE Furnas (MG – 1.216 MW) alcançou, na última quinta-feira, 5 de abril, a marca de 100% do volume de armazenamento, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico. O reservatório não alcançava sua capacidade máxima desde o dia 13 de março de 2011. Em janeiro deste ano o vertedouro da Usina de Furnas foi aberto pela primeira vez em 10 anos.

A UHE Furnas representa 17,12% da capacidade de armazenamento de energia no Subsistema Sudeste / Centro-Oeste. Seu reservatório permite a regularização do Rio Grande e contribui para a produção de energia em todas as usinas à jusante na bacia, até a Usina Hidrelétrica Itaipu, otimizando a operação em toda bacia do rio Paraná.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância da marca para a produção de energia renovável e para a geração de emprego e renda nas regiões Sudoeste e Sul de Minas Gerais, principalmente com as atividades do ecoturismo. De acordo com ele, o lago cheio representa emprego e renda no ecoturismo, na piscicultura e em outras atividades. Ainda segundo o ministro, o volume máximo também representa o trabalho para otimização do Sistema Interligado Nacional para potencializar e priorizar a geração de energia com fontes renováveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *