25 anos de experiência no mercado de energia

ONS projeta carga de abril estável em relação a 2022

Sete dias atrás a perspectiva era de crescimento de 2,7% na comparação com o mesmo período do ano passado O destaque na segunda revisão semanal do PMO de abril é a projeção de carga que voltou a recuar ante o cálculo de sete dias atrás. Agora a expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico é de estabilidade ante um índice de crescimento de 2,7% estimado na semana passada. Pesou nessa projeção a revisão da carga no Sudeste/Centro-Oeste que passou de alta de 0,3% para queda de 2,9% na comparação com abril de 2022. No Nordeste está o outro índice negativo, de 1,4%. No Sul é esperado um crescimento de 4,9% e no Norte uma expansão um pouco menos expressiva passou de alta de 15% para 14,4%. Já a previsão de vazões para o final de abril mostra um país bastante diferente. Em termos de volume esperado, o Norte e o SE/CO apresentam os maiores montantes em MW médios e índices proporcionais com 108% e 96% da média de longo termo. No Sul a previsão é de 79% e no NE apenas 36% da MLT. Assim, a projeção para o final de abril aponta níveis de reservatórios acima de 80% em todo o país. O mais elevado continua no Norte com 99,9% do volume em energia armazenada. Depois vem o NE com 90%, seguido pelo SE/CO com 87,1% e o Sul com 82,9% do total. Dessa forma, o custo marginal de operação é mais uma vez zero em todo o país, o que leva a um despacho térmico apenas por inflexibilidade declarada. Essa semana operativa que começa no sábado, 15 de abril, indica uma previsão de 4.508 MW médios. Em termos de meteorologia, o ONS reportou que na semana que termina nesta sexta-feira, 14, houve chuva fraca nas bacias dos rios Tietê, Paraíba do Sul, Grande, Paranaíba, Jacuí, Uruguai e Iguaçu, no trecho montante a UHE Três Marias e na incremental à UHE Itaipu. Já para os próximos sete dias dever ocorrer chuva fraca à moderada nas bacias dos rios Iguaçu, Paranapanema e na incremental a UHE Itaipu e precipitação de intensidade fraca no Jacuí, Uruguai, Tietê, Grande e na calha principal do Paraná. E aponta que as bacias hidrográficas da região Norte apresentam pancadas de chuva em pontos isolados, com totais de precipitação abaixo da média semanal.

MME ratifica valor de R$ 1,7 bi para indenização de Três Irmãos

Dívida com a antiga Cesp será corrigida pela Selic e paga em parcelas mensais pelo período de sete anos O Ministério da Minas e Energia ratificou o valor histórico de R$ 1,7 bilhão da indenização a ser paga à Companhia Energética de São Paulo (atual Auren Energia) pela usina hidrelétrica Três Irmãos. O valor estabelecido na Portaria 727 tem como referência junho de 2012 e deverá ser atualizado pela Selic trinta dias antes da data de pagamento da primeira parcela do débito. O cálculo da indenização considerou a depreciação e a amortização acumuladas da data de entrada em operação da usina até 31 de março de 2013, de acordo com os critérios do Manual de Contabilidade do Setor Elétrico. Ela será liquidada em 84 parcelas mensais, totalizando sete anos, calculadas de acordo com o Sistema de Amortização Constante (SAC). A primeira parcela será repassada à empresa até 15 de outubro de 2023 e as demais até o dia 15 dos meses seguintes. Os recursos virão da Reserva Global de Reversão, e, na hipótese de não haver saldo na conta setorial, o montante vencido deverá ser pago no próximo período em que houver saldo suficiente para pagamento, respeitado o prazo limite de amortização da dívida.

Itaipu reabriu vertedouro no último sábado, 15

A Itaipu Binacional reabriu o vertedouro no último sábado, 15 de abril, após 12 dias do fechamento das comportas, que teve 80 dias de vertimento ininterrupto. O escoamento começou às 23h50 e deve prosseguir enquanto as condições de afluência se mantiverem elevadas. Às 0h35, a vazão vertida era de 2,1 milhões litros de água por segundo (2.100 m³/s). A decisão tomada pela Diretoria Técnica da usina foi baseada na previsão de chuvas e a abertura de comportas de outras usinas a montante (acima) da Itaipu. Outro fator, segundo a geradora, é a menor demanda de energia nos últimos dias, depois do feriado da Páscoa. Com o cenário atual, não há previsão de inundações a jusante (abaixo) da usina. A vazão média prevista para o vertimento é de 1,5 milhão litros de água por segundo (1.500 m³/s), equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Região Norte conta com 98,3% da capacidade

A Região Norte contou com aumento de 0,1 ponto percentual, no último domingo, 16 de abril, segundo o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O subsistema está operando com 98,3% da capacidade. A energia armazenada mostra 15.043 MW mês e a ENA aparece com 28.278 MW med, o mesmo que 71% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 99%. O subsistema do Nordeste apresentou níveis estáveis e opera com 91,1% da sua capacidade. A energia armazenada indica 47.089 MW mês e a energia natural afluente computa 3.673 MW med, correspondendo a 39% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 94,41%. A região Sudeste e Centro-Oeste teve elevação de 0,1 p.p e está com 85,8%. A energia armazenada mostra 175.596 MW mês e a ENA aparece com 57.344 MW med, o mesmo que 80% da MLT. Furnas admite 99,51% e a usina de Itumbiara marca 99,27%. A Região Sul subiu 0,2 p.p e está operando com 84,3% da capacidade. A energia armazenada marca 17.255 MW mês e ENA é de 4.459 MW med, equivalente a 70% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam com 99,79% e 80,52% respectivamente.

2025 - Enercons Consultoria

Desenvolvido por

LOGO TINGO 2024 BRANCO