Pular para o conteúdo

IHA lança guia de boas práticas para hidrelétricas

Guia de Boas Práticas sobre Hidreletricidade e Áreas Protegidas da IHA abrange a melhor forma de evitar, minimizar, mitigar ou compensar os impactos potenciais nessas regiões.

Durante o Congresso Mundial de Hidreletricidade,

 a Associação Internacional de Hidreletricidade (IHA) divulgou um guia com orientações para o planejamento correto de usinas hidrelétricas em áreas protegidas ambientalmente, com destaques para a proibição de novos empreendimentos em locais classificados como Patrimônio Mundial Natural, conforme definições da Unesco. O Brasil concentra algumas dessas áreas (veja a seguir).

O Guia de Boas Práticas sobre Hidreletricidade em Áreas Protegidas da IHA abrange a melhor forma de evitar, minimizar, mitigar ou compensar os potenciais impactos em torno das Áreas Protegidas durante o ciclo de vida de um projeto, o que engloba desde a concepção até o desenvolvimento e operação.

O material foi desenvolvido com base em consultas, feitas por um grupo de trabalho composto por instituições como a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF), o Nature Conservancy (TNC) e o Centro do Patrimônio Mundial, da Unesco, além das mais de 100 companhias públicas e privadas de energia hidrelétrica membros do IHA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: